O Facebook ainda é relevante?

Uma vez me fizeram essa pergunta e a resposta foi: Depende.

Para mim, não, a internet é muito maior do que um ambiente fechado e há coisas muito mais relevantes por aí, como, por exemplo, portais e, mesmo sendo contraditório na minha fala, por que não novos ambientes fechados como apps que também podem te trazer algo relevante para seu momento?

Do ponto de vista de mídia, sim, ainda tem relevância, pois no Facebook Business, por exemplo, mesmo com uma usabilidade horrorosa, eles vão além da rede social Facebook, dando a possibilidade de entregar anúncios também em outras plataformas da própria holding podendo cruzar comportamentos e entregar anúncios no momento de navegação mais adequados durante a jornada do público-alvo entre Messenger, Instagram, entre outros. Então aqui nós também vamos além de única e exclusivamente o Facebook, principalmente com tantas empresas mostrando dados de que o Instagram está “melhor”, com mais usuários, etc., mas o que mais vale, nesse caso, é a entrega dos anúncios no ambiente mais adequado – se os dados do público trabalhado mostrarem o Facebook como o mais adequado, por exemplo, que assim seja feita a vossa vontade, target. 😛

Do ponto de vista das marcas, talvez. Qual é o comportamento do público? Será que realmente estão no Facebook ou foram para outra plataforma? – E puxando sardinha para os mídias, nada melhor que um bom planejamento para poder entregar a mensagem certa no ambiente e momento certo.

Do ponto de vista do próprio Facebook, imagino que, se pudessem, o mundo se resumiria a eles mesmos, que é exatamente o que eles querem, tentam e vendem, indo desde um post à realidade virtual.

Aqui, a grande jogada é entender melhor o público que você está trabalhando, pensando em quais são seus interesses, suas vontades, o que consomem, quando estão ativos em determinadas plataformas e por aí vai. As variáveis são infinitas, até mesmo quando divididos em clusters.

Conhecendo mais o seu público, a chance do seu negócio ter melhores resultados é totalmente favorável.